Páginas

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Outras fotos





















 Onde é que está a gata?





O comilão do Mister Black.




Manjerico despenteado.







Porque será que este Aloé não cresce mais?

Po


A PT resolveu deixar o fio e sinceramente já nos estava a fazer mal ver o fio pendurado.


Dia de Natal e o visitante Mister Black


Natal de 2014


No dia de Natal também temos o visitante a vir comer a sua paparoca.


sábado, 30 de agosto de 2014

Castro Marim no seu melhor - Dias Medievais - 2014

Como na rua era proibido estacionar, houve alguém que achou que como faltava uma «pianha» impeditiva de estacionar no passeio, resolveu o problema.

Há dias assim, em que uns acham-se mais espertos que os outros.

Na mesma, Rua São Gonçalo de Lagos, apesar de existir um sinal dizendo que é proibido estacionar, dado que a Rua fica com dois sentidos, continuaram a existir uns espertos, a estacionarem no passeio contrário. Diz o artigo 49º do Código da Estrada que é proibido «parar e estacionar», pois por aqui, as coisas resolvem-se com os carros em cima dos passeios.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

O agosto está morno, porém as coisas na praça pública aqueceram

Estava muito quietinho a pensar que durante o mês de Agosto não iria postar coisa alguma, quando no domingo lá pelas 22:30 vem o maioral do BdP dizer que já tinham resolvido o problema do BES transformando no Banco Novo e no BES que terá os activos tóxicos.

A maior parte de nós não sabe lá muito bem o que são os activos tóxicos, que umas vezes podem gerar milhões, mas outras vezes podem fazer-nos perder o milhão investido. Como cá pela casa, não investimos coisa alguma, ficamos a pensar, que raio, para que é que o pessoal vai arriscar num jogo da roleta, que quando o zero resolve cair é tudo para a banca do casino.


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

As férias

As férias aí estão. Porém as notícias são todas relacionadas com o BES, o GES e mais que se diga, tudo à volta de uma rede de conhecimentos que pode-se dizer já vem do século passado.

No rádio os noticiários abrem com a Brigada de Trânsito a referir que a fila para o Algarve começa em Lisboa. Na verdade, já há bastante mais trânsito no Algarve, e mesmo no Sotavento Algarvio, a coisa começa a ficar complicada. Quem é da zona, e quer dar um pulo à praia durante o mês de Agosto, tire o cavalinho da chuva, pois ou vai a pé ou de bicicleta, pois que ir de automóvel é coisa que só lhe irá bulir com o sistema nervoso. E para isso, já temos o ano inteiro.


quinta-feira, 31 de julho de 2014

13 Free eBooks On Network Security!

13 Free eBooks On Network Security!



Nesta página encontram 13 ebooks sobre segurança na Internet.

13 Free eBooks On Network Security!

13 Free eBooks On Network Security!



Nesta página encontram 13 ebooks sobre segurança na Internet.

sábado, 19 de julho de 2014

40 anos depois do 25 Abril de 1974

Seria bom que a classe política se debruçasse sobre estes últimos 40 anos. Em primeiro lugar, olharem para o percurso do país, do qual nos anos 60 as pessoas comuns, tinham que atravessar os Alpes, para poderem ganhar a vida, e depois de muitos anos de trabalho no estrangeiro, virem montar estabelecimentos comerciais, e re-instalarem-se em solo luso, no sentido de criarem os seus rebentos que nasceram lá longe.

Na verdade, nunca se olhou para  a estrutura da população portuguesa, não se olhou para a educação como forma de formar pessoal devidamente qualificado para entrar num mercado de trabalho. Nunca se pensou, que ao deixar-se fechar fábricas de conservas no sul do país, nomeadamente no Algarve, iria de alguma forma influenciar o crescimento populacional da zona.

Em 1974 falou-se de «uma espécie de democratização do ensino», falou-se e fez-se, provavelmente mal feito e mal pensado, pois que de alguma forma tinha que se parar a entrada no ensino superior da população existente. Entre 1974 e 1977, o contingente de candidatos passou repentinamente dos 14000 para os 28000, e aí teve que se estancar as entradas e arranjar uma forma rápida de quebrar de alguma forma a corrente de acesso ao ensino superior.

Porém, ao mesmo tempo que se limitava isto, o aparecimento repentino de uma população que necessitava de emprego urgente, casa, educação e todo um conjunto de medidas com características excepcionais, levou a que o número de habitações existentes para alugar, ficassem reduzidas a expressões nunca antes vista, tendo todo o jovem casal de pensar várias vezes em que sarilho se iria meter, para conseguir arranjar uma casa mais ou menos decente. Os direitos das transmissões das chaves, os quais eram apelidados por trespasse, situava-se na altura em cerca de 50.000$00, actuais € 250,00, porém os preços variavam, dependendo dos locais, dos senhorios e até das agências.

O ensino começou a ser pensado de uma forma que não olhou para o futuro, mas sim, para um futuro mais imediato e não de longo prazo. O trabalho e emprego que já era reduzido, logicamente começou a ser cada vez mais complicado, se bem que não se possa pensar da especialização técnica e comercial necessária para se entrar como empregado de escritório, contabilista ou operário fabril.

A reforma da educação começou com Veiga Simão em Janeiro de 1970, o qual traçou em linhas muito gerais, algumas mudanças, que iriam perdurar durante cerca de 20 anos, até que alguém teve a infeliz ideia de transformar o Ano de Serviço Cívico, em algo mais que isso, um ano propedêutico, no qual o aluno aprenderia algo mais sobre a matéria específica do curso a que se queria candidatar. Esta parte é uma forma muito geral de colocar a questão. Porque efectivamente, tal prática nunca sucedeu. O que sucedeu, foi que o alargamento do Secundário para mais um ano, para travar a fuga dos alunos do sistema Secundário para o Universitário, veio efectivamente a concretizar-se. Impôs-se mais horas de Português, mais horas de Matemática, e mais coisa menos coisa, o 12º ano veio para ficar. Porém, o pensamento na altura, seria outro, o 12º ano, seria efectivamente algo que fomentaria a entrada do jovem na vida activa, para aqueles que não quisessem prosseguir os estudos. O estancamento das entradas no Ensino Superior através do Serviço Cívico, implementada como uma medida extremamente revolucionária para modificar a sociedade, veio a verificar-se completamente incongruente. Na realidade o país não se modificou, o sistema económico, financeiro e social implementado continuou como até aí, e pouco ou nada se modificou. Mas modificou, a mentalidade dos jovens da altura, levando-os a concluir os seus percursos formativos mais tarde, a ter de olhar para o futuro com menos esperança, a evitar que casais se formassem e que os filhos nascessem. Isto porque, derivado de uma situação de emergência nacional, sem se pensar como seria o futuro daí a 40 ou 50 anos.

AS actuais medidas anunciadas de apoio à natalidade, são pouco ou nada eficientes, pois que quer se queira quer não, o desemprego e o baixo salário está aí para durar, a ultra especialização, de pouco ou nada serve, porque o país não está preparado para uma ultra especialização. O fecho constante das fábricas é uma realidade, e o número de alunos formados sem emprego vai engrossando, apesar de não serem contabilizados como desempregados. Porém, dificilmente conseguem aceder a um mercado de trabalho inexistente.





sábado, 10 de maio de 2014

Insectos que aparecem





 Tenho esperança que alguém que visite o blogue consiga identificar este insecto, que parece uma mosca, mas não é exactamente uma mosca.





O aspecto desta pequena criatura era este.

domingo, 20 de abril de 2014

Cursos Online

Stanford, na Califórnia, EUA
Site: http://online.stanford.edu/
Idioma: inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendorismo, matemática, design, programação e muitos outros.
Destaques: O curso de Design Thinking é especialmente famoso.

Carnegie Melon, na Pensilvânia, EUA
Site: http://oli.cmu.edu/
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? engenharia e ciência da computação, programação, psicologia, biologia, química, medicina e línguasDestaques: Media Programming, para programadores que queiram se tornar criativos e atuar com imagens, vídeo e som, e os três cursos de introdução à biologia, química e psicologia, oportunidades legais pra quem está pensando em seguir alguma dessas áreas.

MIT, em Boston, EUA
Site: http://ocw.mit.edu/index.htm
Idioma: Muitos, incluindo português.
Oferece cursos em quais áreas? possivelmente, todas. Há muitos cursos de especialização, bem específicos mesmo, em todas as áreas - exatas, humanas e biológicas. Vale investir umas horas navegando pelo site.
Destaques: O Introduction to Computer Science and Programming é um dos mais populares. A área de Life Science Courses também é de crescer o olho de qualquer um, porque traz dezenas de cursos interdisciplinares na área de ciência e humanidades.

Harvard, em Boston, nos EUA
Site: http://www.extension.harvard.edu/open-learning-initiative
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? história, ciência da computação e matemática.
Destaques: Intensive Introduction to Computer Science

Yale, em Connecticut, nos EUA
Site: http://oyc.yale.edu/
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia, entre outras.
Destaques: Introduction to Psycology

Berkeley, na Califórnia, nos EUA
Site: http://webcast.berkeley.edu/series.html#c,s,Spring_2013
Idioma: Inglês
Oferece cursos em quais áreas? Economia, biologia, antropologia, ciência, história, entre outras.
Destaques: OSearch, Google and Life contém material do próprio Sergey Brin, um dos fundadores do Google.

Bônus

iTunes U: Universidades e educadores no mundo todo disponibilizam ali vídeos e podcasts educativos gratuitos, em vários idiomas. 

Coursera: É um site dedicado a reunir em um só lugar todos os cursos livres e gratuitos online em todas as universidades do mundo - já são 418. 

Academic Earth: Outra plataforma que reúne e facilita a busca por cursos online gratuitos oferecidos em universidades do mundo inteiro.

Open Education Database: Permite outras parâmetros na busca, como cursos pagos, além de oferecer ranking das melhores universidades e cursos online em cada área.

Udemy: Permite que qualquer um ofereça cursos por preços bem acessíveis, e a qualidade é atestada pelo feedback de alunos que fizeram os cursos. A maioria é na área de tecnologia e de design.

Udacity: O site reúne instrutores para dar cursos, gratuitos e pagos, cuja meta é oferecer conteúdo de maneira simples, em vídeos curtos e diretos.

Skillshare: Reúne instrutores e alunos interessados para criar cursos que ensinam desde o preparo de almôndegas até programação. A maioria é pago, mas os preços costumam ficar em 50 e 100 dólares.

Open.edu: Oferece muitos cursos, de áreas específicas, todos organizados pela Open University.

Khan Academy: Oferece cursos gratuitos introdutórios em áreas mais clássicas: matemática, álgebra, geometria e história.

UCLA: A universidade em Los Angeles tem uma lista grande de cursos online pagos em várias áreas.

sábado, 19 de abril de 2014

Ubuntu 14.04 em Fujitsu-Siemens V5515

Com o fim do Windows XP o Laptot Fujitsu-Siemens Esprimo V5515 foi reformatado com o Ubuntu 13.10, e posteriormente feito o upgrade para o Ubuntu 14.10.

Este passo de instalar primeiro um e depois fazer o upgrade, foi uma solução alternativa para manter a resolução gráfica máxima. Com o Saucy Salamander conseguia manter o écrã com a definição mostrada, se bem que ele ficasse reduzido para os 1024x768, porém com o Windows XP conseguia obter os 1280x768. No entanto a instalação de raiz do Ubuntu 14.04 levava o Esprimo V5515 a assumir somente os 800x600, o que de forma nenhuma dava para configurar o sistema.

Depois de muitas buscas, e googlar alguma coisa, consegui descobrir um Fórum Romeno que apresentava algumas soluções, um Fórum russo com outras tantas soluções possíveis, e no Viva o Linux, a solução mais simples e também a mais directa para a solução.

As drivers para a gráfica podem ser encontradas no portal abaixo:

Link para a página das drivers sis

Depois os procedimentos, como a utilização do xrand

Para encontrar as resoluções possíveis do seu écrãn embutido, tecle no terminal:

xrandr -q

Em seguida já pode montar o xrand

xrand -s 1024×768, 1280x768

Foi o que fui fazendo até obter a resolução pretendida, e pelos vistos deu resultado.