Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O Spam ou Malaware no Facebook

 Desde o dia 8-8-2020 que tenho andado a lutar com o Facebook e uma foto que alguém me enviou e incautamente fiz a partilha.

Não sei exatamente quem me enviou em primeiro lugar, mas o certo é que apesar de já ter removido quatro álbuns quem está ligado por amizade ou para seguir clica Like, e a partir desse momento, toda a lista de «amigos» irá ficar afectada.

Se consigo avisar alguns para tirar o «Like», há outros que não o consigo fazer. 

Além disso quando se pertence a vários grupos, nos quais intervimos, torna-se complicado saber quem foi o primeiro. Mas uma coisa é certa, para se conseguir dar cabo da teia, temos que não fazer «Like» neste género de SPAM e muito menos clicar no tal «cutt.ly......». 

A Cuttly poderá ser uma empresa idónea de marketing publicitário que anda pelas redes sociais, e que pretende que os utilizadores vejam anúncios, alguns dos quais nem sequer são representativos do país onde se vive. Para se aceder ao site é necessário registo, e como não estou lá registado começo a achar estranho tal forma de proceder.


Estes são os locais onde eles andam a nível de marketing e provavelmente na recolha de dados. De qualquer forma alguém está a servir-se do endereço da Cuttly, para promover intentos maldosos ou maliciosos, quem não sei, e apesar de já ter denunciado tal anúncio falso da Nike, penso que ele irá continuar a aparecer até que alguém dentro do Facebook perceba que tem que eliminar por completo este tipo de «anúncio».

Uma das teias de aranha de estimação mal se nota, mas ela existe até ao dia que nos começa a incomodar e resolvemos de uma vez por todas desfazer a teia e usar inseticida para dar cabo da aranha. Enquanto vai comendo os insetos tudo bem, mas quando nos começa a incomodar a nós ou ao nosso habitat, então temos mesmo que nos desfazer dela. 

Talvez seja o que irá acontecer a este anúncio, até que alguém se farte e consiga descobrir quem o publicou em primeiro lugar. 

Em conclusão: Não coloquemos Like, não sigamos do dito caminho que é mostrado a azul, e não partilhemos, só assim vamos conseguir eliminar o dito anúncio. E claro que se nos aparecer na nossa cronologia ou no nosso álbum de fotos, devemos pura e simplesmente eliminá-lo esperando que os Admnsitradores do Facebook que resolveram que não se pode utilizar certas palavras que para eles são ofensivas, que erradiquem este tipo de tretas que circulam e nos aborrecem.

Nenhum comentário: