Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2007

Relembrar o Projecto Minerva

No final da década de 80 apareceu um projecto do Ministério da Educação que se chamava Projecto Minerva. Naquela altura, qualquer professor que tivesse alguns conhecimentos de informática na óptica do utilizador era imediatamente aproveitado para ser ligado ao dito projecto. Os professores da altura, e já nos anos 90 não tinham formação em TIC, mas usavam os conhecimentos que tinham, pois que nos anos 80 um pc custava muito perto de 400 contos os quais eram algumas vezes vendidos com discos de 60 megas os quais tinham que ser particionados a 30 megas, pois que as CPU's não tinham capacidade para mais.
Ainda me lembro do meu velho Commodore com écrâ Hercules, um 8088, que um técnico da Triudus na Baixa Lisboeta levou três horas para conseguir por um disco de 60 megas a funcionar. Isto porque o raio do hardware só aceitava o MS-DOS 3.30.

Mas os tempos evoluiram, o Projecto Minverva acabou e apareceram as TIC com programa próprio mas leccionando unicamente conteúdos de utilização simples, Processador de Texto, Folha de Cálculo e umas noções de base de dados.

Os programas actualmente de uma pseudo cultura informática, não me parecem andar a estimular o suficiente as capacidades para as novas tecnologias. A massificação da informática pode não dar exactamente os resultados que seriam de esperar, mas veremos o que isto irá dar.

3 comentários:

Anônimo disse...

e agora acabam com as Tic do 10º ano, mas colocam uns quantos pc com vistas e offices ao dispor dos putos e dos professores.

e nunca mais se decidem a regulamentar as tic nos 7º e 8º anos. Que pelo caminho que vai, vai ser uma disciplina transversal.

Anônimo disse...

Sou professora de informática.
Imaginar os alunos todos, do 10º ano, com um portátil na mochila esta a ser complicado para mim, não quero parecer retrogada, vou esperar para ver...
As aulas de tic acabam no 10º ano pois assim os alunos realizam os trabalhos propostos na aula directamente nos portáteis? E estes tem acesso à net... ok.... mas vamos lá responsabilizar os alunos, pois a net não é só hi5 e os computadores não são apenas para os jogos...

elisabete

jotacapa disse...

E se eles não levarem as baterias necessárias, muita rede elétrica irá estoirar nas escolas por esse Portugal fora!