Páginas

sábado, 9 de junho de 2007

Será que o Projecto de Bolonha e o Secundário

Quem vê os anúncios por aí espalhados, sobre as Novas Oportunidades a dizer que estudar compensa, deve pensar que a vida do aluno está extremamente facilitada. É só chegar à escola, matricular-se, e ao fim de três anos, tem um certificado de qualificação profissional, uma profissão que tem entrada imediata no mercado de trabalho, e se «quizer» pode continuar os estudos.

A ideia é bonita, é sim senhor, mas a realidade será exactamente esta?

O lema é bonito, mas a sociedade que criou tal lema, esqueceu-se de dizer que os ditos cursos profissionais, têm cetas disciplinas adataptadas para a área do curso, e daí que tenhamos a Matemática e a Física e Química adaptada para as áreas em questão. Ora um aluno que tenha feito um cursos profissional dificilmente conseguirá ter sucesso nos Exames Nacionais dessas disciplinas.

Assim, quando o aluno vai para um Curso Profissional só com muito trabalho por fora poderá conseguir sucesso nesses ditos exames.

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade sim... Eu por exemplo "vivo" isto.
Escolhi Tecnológico de Informática e adivinha: Tenho Matemática e FQ B!!!
Se quero entrar na UNIV tenho que fazer exame de A. Que porcaria.
Se eu quisesse ter mat e fq A tinha que ir para ciências (ter biologias e afins, o que isso tem a ver com informática?!)

Américo Dias disse...

No secundário escolhi um curso tecnológico de electrónica do Colégio de Gaia. Pelo menos na altura, os cursos tecnológicos eram compostos por quase todas as disciplinas do curso geral para além das disciplinas técnicas.
Acabei o curso, obtendo o diploma de técnico de electrónica e depois não tive qualquer dificuldade em entrar na FEUP. Infelizmente dos 25 alunos que eram da minha turma, apenas uns 4 ou 5 terminaram o curso em 3 anos. De qualquer das maneiras acho que ter Mat. E Fisica B é péssimo até porque tenho um colega que trabalha comigo e que acaba de sair de um curso profissional e onde noto uma enorme falta de preparação teórica a todos os níveis.

Anônimo disse...

Tenho até 2 professoras que chamam à caixa do computador de CPU!!!