Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Upgrade para o Intrepid - gravador de CD não funciona

Instalar, fazer upgrades das versões do Ubuntu, testar e retestar, descobrir porque é que determinado programa funciona numa versão e não noutra, tem sido algo de útil para aprender a mexer no Linux, pelo menos de uma forma relativamente segura. Porém, como sei que com persistência e pesquisa se consegue resolver as coisas no Linux, em vez de deitar o sistema abaixo como fiz quando foi do Upgrade do Dapper para o Edgy, resolvi percorrer os Fóruns e os portais do Linux na tentativa de averiguar se alguém poderia pelo menos dar uma dica.

O Problema: O Intrepid não gravava CD's isto é não fechava a sessão, daí que os CD's fossem inúteis e bons para o arquivo 13.

Ora, como não utilizo só o programa nativo, Pois que na maior parte das vezes utilizo o K3b e este dizia-me que era «erro não manipulado» fiquei desconfiado que alguma coisa se passava e que precisava do nome do programa nativo de gravação. Este, é o Nautilus, porém precisei que mo lembrassem, e desde já agradeço ao Vanderlei Busnardo Filho pela dica, de vreinstalar o Nautilus.

Esta dica do nome, foi o suficiente para eu ir pesquisar no Gestor de Pacotes Synaptic o que é que faltava ou não faltava. O certo é que realmente faltava, faltava uma library de seu nome «libnautilusburn2.20-cil». Resultado, marcado e instalado, foi testado com a gravação de um DVD+RW, ficando a funcionar a 100%.

Um comentário:

jotacapa disse...

E continua a não gravar, mas como o kernel do 8.04 está pelo sistema, continuo a usar esse para poder fazer as gravações.