Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Socorro, o sistema encravou


Já deve ter acontecido a todos nós, sabemos que o sistema «crashou» e já não há mesmo nada a fazer, e quando falo de sistema falo do Windows mas também de qualquer distribuição de Linux que tenhamos instalado.

Com as actualizações frequentes devido aos bugs que existem e sempre existirão, por muito que se pense que o código elaborado é seguro a cem por cento, as coisas não são exactamente como se pensa, pois que os sistemas ficam bloqueados, devido a muitas razões as quais como é lógico não vou especificar.

Porém, para salvaguarda dos nossos documentos, vídeos, fotos, e outro material que reside nos nossos discos, por vezes um simples LiveCD não chega para conseguir guardar a informação nos discos externos, antes de refazer todo um sistema, seja ele de raíz ou simplesmente a reposição do sistema. No segundo caso, os documentos são mantidos, porém e mesmo que se use directórios alternativos, corremos sempre o risco de termos mesmo que formatar o disco para conseguir instalar uma nova versão de Windows ou de Linux, sejam elas estáveis ou instáveis.

No meu caso, tive que me socorrer do Rescatux para passar a informação para os HD's externos e poder dessa forma instalar de raíz o Ubuntu 12.04 Alpha 2. Bem sei que ainda está instável, que existem muitos pacotes que ainda não estão totalmente operacionais, mas como irá ser uma versão LTS, resolvi arriscar, pois que os erros constantes do 11.10 já me fazia perder demasiado tempo a encontrar soluções.

Nenhum comentário: