Páginas

Follow by Email

sábado, 20 de outubro de 2007

Gutsy o meu pequeno problema

O Ubuntu Gutsy já nas versões beta tinha aparecido com este problema, o problema é que ele quando arranca o live CD não tem em consideração duas coisas, o meu monitor, já que se trata de um Philips 109s, modelo descontinuado, mas funcional.

Ora este monitor tem as capacidades necessárias para aguentar o Ubuntu, a placa gráfica da minha máquina já foi adquirida de forma a poder utilizar o Windows Vista, isto porque o dono da Sismagic de VRSA onde costumo adquirir o material, não gosta que lhe andem a bater à porta a dizerem-lhe que este ou aquele material não presta. Por isso, se com o Ubuntu Feisty o Beryl e o Compiz funcionavam, porque é que não haveriam de funcionar com o Ubuntu Gutsy.

Porém, e depois de um primeiro ensaio em que pareceu correr tudo bem, mas como a mistura de Ubuntus, Kubuntus, Edubuntus e por aí fora que tinha, resolvi trabalhar de raíz com o novo Ubuntu, só que pelo modo normal não havia forma de lá chegar. Mas pelo modo de segurança, conseguia arrancar., mal o menos. Ubuntu Feisty no pc, upgrade para Gutsy e verificação de problemas.

Digamos, o problema é um problema mínimo, facilmente resolvível através de um sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg, resolvido os pequenos passos, basta um «startx» para verificar se está tudo os conformes e ele funciona, reinicia-se a máquina e temos tudo operacional.

O aviso que deixo aqui ao pessoal, é um copiem o vosso xorg.conf que se encontra no dir /etc/X11/xorg.conf, pois que se tiverem o mesmo problema que eu tive, é melhor tê-lo à mão numa pen, para o que der e vier.

Entrem em modo de segurança, senão conseguirem entrar pelo modo normal, alterem o xorg, que as coisas ficam a funcionar.

Eu não perdi dados, pois que os dados que existiam no Linux, eram backups de ficheiros que tinha no Windows, e que já estavam passados para CD ou DVD. Mas o certo é que por segurança, aconselha-se que se faça um backup dos documentos importantes que tenham no Linux, não vá as coisas darem para o torto, e terem que fazer como eu, realizar uma instalação limpa do Feisty para poderem em seguida fazerem o Upgrade para o Gutsy, porque infelizmente o CD live não quer funcionar.
Postar um comentário