Páginas

sábado, 20 de outubro de 2007

Gutsy o meu pequeno problema

O Ubuntu Gutsy já nas versões beta tinha aparecido com este problema, o problema é que ele quando arranca o live CD não tem em consideração duas coisas, o meu monitor, já que se trata de um Philips 109s, modelo descontinuado, mas funcional.

Ora este monitor tem as capacidades necessárias para aguentar o Ubuntu, a placa gráfica da minha máquina já foi adquirida de forma a poder utilizar o Windows Vista, isto porque o dono da Sismagic de VRSA onde costumo adquirir o material, não gosta que lhe andem a bater à porta a dizerem-lhe que este ou aquele material não presta. Por isso, se com o Ubuntu Feisty o Beryl e o Compiz funcionavam, porque é que não haveriam de funcionar com o Ubuntu Gutsy.

Porém, e depois de um primeiro ensaio em que pareceu correr tudo bem, mas como a mistura de Ubuntus, Kubuntus, Edubuntus e por aí fora que tinha, resolvi trabalhar de raíz com o novo Ubuntu, só que pelo modo normal não havia forma de lá chegar. Mas pelo modo de segurança, conseguia arrancar., mal o menos. Ubuntu Feisty no pc, upgrade para Gutsy e verificação de problemas.

Digamos, o problema é um problema mínimo, facilmente resolvível através de um sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg, resolvido os pequenos passos, basta um «startx» para verificar se está tudo os conformes e ele funciona, reinicia-se a máquina e temos tudo operacional.

O aviso que deixo aqui ao pessoal, é um copiem o vosso xorg.conf que se encontra no dir /etc/X11/xorg.conf, pois que se tiverem o mesmo problema que eu tive, é melhor tê-lo à mão numa pen, para o que der e vier.

Entrem em modo de segurança, senão conseguirem entrar pelo modo normal, alterem o xorg, que as coisas ficam a funcionar.

Eu não perdi dados, pois que os dados que existiam no Linux, eram backups de ficheiros que tinha no Windows, e que já estavam passados para CD ou DVD. Mas o certo é que por segurança, aconselha-se que se faça um backup dos documentos importantes que tenham no Linux, não vá as coisas darem para o torto, e terem que fazer como eu, realizar uma instalação limpa do Feisty para poderem em seguida fazerem o Upgrade para o Gutsy, porque infelizmente o CD live não quer funcionar.

3 comentários:

Unknown disse...

Antes de mais obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário no artigo dos clients bittorrtent.
Em segundo lugar, para mandar um grande abraço pois somos vizinhos, eu sou nascido e criado em VRSA e o meu pai era de Castro Marim.
Em terceiro lugar essa cena do monitor é bem estranha é que o Ubuntu em principio deveria reconhecer o monitor, espero que o problemas esteja resolvido.

Abraço ;)

jotacapa disse...

Quando fiz o upgrade do Edgy para o Feisty tive exactamente o mesmo problema, e mesmo depois de ter sacado o Edgy final tive às tantas que utilizar um Edgy beta para conseguir por as coisas como deve ser.

Durante as fases do Gutsy Beta, houve o mesmo problema, o CD Live não arranca, arrancando somente em modo seguro. tenho o Gutsy instalado no pc por essa via. Mas para poder ter o écrã com o tamanho em que costumo trabalhar, tive realmente que mexer no xorg.conf.

Estou à espera que quando o CD do ShipIt chegar, este pequenino contratempo esteja resolvido, pois que com o Feisty ficou resolvido.

Mas uma coisa interessante, é que o Gutsy se eu tirar a Placa Radeon arranca pelo CD. Só que se o tivesse instalado dessa forma, ainda teria mais problemas para configurar a placa, penso eu, pois que o meu métier, não é exactamente a informática, mas a área psico-social.

Unknown disse...

Pois isso realmente parece mais um problema de conflito com a ATi do que com o monitor. A maior parte das ATI's dão muita chatice em Linux, mas a AMD já está a mudar de atitude e a disponibilizar suporte para Linux de igual modo que o faz para Windows.
Eu exactamente por isso uso Nvidia, são drivers proprietários mas sempre funcionaram sem problemas em Linux.
Eu também não sou expert em Linux, o que eu sei aprendo googlando, lendo artigos sobre o assunto, etc.
Ou seja farto-me de queimar pestanas, embora tenha uma limitação grande que é pescar pouco de inglês, e devido a isso brevemente vou tirar um curso de inglês básico.

Cumprimentos ;)