Páginas

domingo, 19 de agosto de 2007

Recuperar a Grub

Depois de o meu XP ter sofrido entrado em crise e a firewall ter ido à vida, sendo impossível de recuperar fosse o que fosse, resolvi reinstalar o XP utilizando para tal a opção «L», isto é, limpar a pasta de Windows e reinstalar o XP, sem no entanto perder os directórios onde guardo os documentos, pois que os guardo sistematicamente fora da pasta «Os meus documentos do Windows XP».

Porém, como tenho um segundo disco só com o Ubuntu 7.04 tenho visto que efectivamente há uma forma de recuperar rapidamente a grub, isto se o utilizador tiver dois hd's distintos. Ora na revista Linux, encontrei a solução simplificada e extremamente clara, sem as complicações que se encontram na maior parte dos helps que falam de como reinstalar a grub.

Os passos são simples,

1º - rearranca-se o PC com o live CD.
Digita-se
2º sudo grub

3º find /boot/grub/stage1

4º root (hd_,_) (Trata-se de explicitar qual o HD em que está o Linux; exemplo ( hd1,1)

5º setup (hd0)

6º quit

Isto se bem que a Revista Linux http://www.revista-linux.com/index.php?menu=issue&submenu=issues&n=2 fale de um outro programa que é o Super Grub, como forma de recuperar a Grub do Sistema. Mas, como tenho utilizado vários tutoriais e só este é que me serviu, aqui posto a forma como utilizei esta recuperação.

Nenhum comentário: