Páginas

Follow by Email

terça-feira, 5 de junho de 2007

Relembrar o Projecto Minerva

No final da década de 80 apareceu um projecto do Ministério da Educação que se chamava Projecto Minerva. Naquela altura, qualquer professor que tivesse alguns conhecimentos de informática na óptica do utilizador era imediatamente aproveitado para ser ligado ao dito projecto. Os professores da altura, e já nos anos 90 não tinham formação em TIC, mas usavam os conhecimentos que tinham, pois que nos anos 80 um pc custava muito perto de 400 contos os quais eram algumas vezes vendidos com discos de 60 megas os quais tinham que ser particionados a 30 megas, pois que as CPU's não tinham capacidade para mais.
Ainda me lembro do meu velho Commodore com écrâ Hercules, um 8088, que um técnico da Triudus na Baixa Lisboeta levou três horas para conseguir por um disco de 60 megas a funcionar. Isto porque o raio do hardware só aceitava o MS-DOS 3.30.

Mas os tempos evoluiram, o Projecto Minverva acabou e apareceram as TIC com programa próprio mas leccionando unicamente conteúdos de utilização simples, Processador de Texto, Folha de Cálculo e umas noções de base de dados.

Os programas actualmente de uma pseudo cultura informática, não me parecem andar a estimular o suficiente as capacidades para as novas tecnologias. A massificação da informática pode não dar exactamente os resultados que seriam de esperar, mas veremos o que isto irá dar.
Postar um comentário