Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Camaras Ip no Linux

Dado que necessito de por uma cam ip que liga a um router, e que funciona perfeitamente em Windows XP, resolvi começar a explorar a net, no sentido de procurar algo que servisse para este tipo de Câmaras já que permitem que se possa vigiar, com hubs e routers diversos locais, sem estar efectivamente neles. Chama-se a isso video-vigilância, e se bem que várias empresas publicitem que tem software linux para tal, são mesmo muito poucas que falam de como sacar as imagens das ditas câmaras.

Como um novato do Linux, pois que realmente tinha testado o Knoppix, o Suse e o Fedora aqui há uns anos, quando sairam as primeiras versões, não desisti, e referência mínuscula a referência mínuscula, consegui chegar a alguns pormenores interessantes.

Ora, nalguns sites que utilizei anteriormente para tentar por uma web cam sweex a trabalhar, que já trabalhou com o último gpsca, digo trabalhou, pois que eu tinha uma bela «salamorda» aqui no linux, tinha instalado o Ubunto Media Center, e foi fazendo os upgrades à medida que estes saíam, o sitema foi ficando com uma bela mistura, de Ubuntu e de Kubuntu, até à altura em que me enganei e fiz um upgrade de Xubuntu, e aí estraguei a festa, tendo que fazer uma instalação limpa do Feist 7.04. Documentos não perdi nenhuns pois que já os tinha gravado, mas uma série de ficheiros que faziam funcionar a webcam sweex foram à vida, e ainda não tive tempo de os repor, mas como tenho em alternativa uma WebCam Creative é esta que está funcional, e enquanto não tiver mais tempo, será esta que vai continuar.

Ora bem, mas voltemos à CNETCAM da Conceptronics, para a por a funcionar, preciso de um server apache, o qual já está instalado. No entanto nas minhas pesquisas pela net, encontrei a referência na Debian à utilização do programa ZoneMinder, http://www.zoneminder.com/fileadmin/downloads/README.html#_Toc151468584
Nos próximos irei tentar este programa, se bem que a sua instalação me deixe ainda algumas dúvidas. Vamos a ver o que vou conseguir, pois que esta Cam no Windows funciona com três programas, ou melhor instala-se com três programas, mas só se usa efectivamente um.

Esperemos pelo desenrolar dos acontecimentos, até lá, quando precisar dela, o Windows XP é uma solução, mas não irei desistir de pô-la a funcionar.






Nenhum comentário: