Páginas

sábado, 19 de maio de 2007

O Time do pc é para estar actualizado

Ainda esta semana que passou, apareceu-me um aluno com um Laptot dizendo-me que ele não funcionava, que dava erros, e que tinha que o tornar a «formatar». Realmente a última versão do MSN não funcionava, o Firefox idem, e mais uma série de programas que davam erro.
Como ao gabinete vão alunos dos diversos cursos, nem que seja só para dar dois dedos de conversa, houve um que teve a pachorra para ver se por acaso o problema não seria da firewall, mas qual quê, não havia forma de se por aquilo a funcionar.
Emprestei-lhe o CD do Ubuntu e pedi-lhe para ele arrancar com ele.
O Feist lá arrancar arrancou mas quando mostrou a data, dizia que estava em 23 de Arbil de 2006. Reinicou-se o Laptot, após um download do msn instalou-se rapidamente, e tudo começou a funcionar.
Por curiosidade agarrei numa pen onde tenho o programa Norton Commander, dos tempos do meu velho 386 e fui pesquisar o directório onde ele guarda os downloads, todos os ficheiros que ele tinha tirado, estavam com essa data, e como tal são imprestáveis.
Numa situação dessas, pode-se utilizar duas formas, ou faz-se um novo download ou então altera-se a data do ficheiro.
O problema teve rápida solução, mas o moço ainda vai ter muito que sofrer, pois que instalou bastantes programas com essa data.

2 comentários:

Anônimo disse...

Norton Commander, ainda vive por esses lados? Só consigo matar saudades desse menino usando o mc no linux.

jotacapa disse...

Não vive só por aqui, eu utilizo no XP, mas no http://www.raymond.cc/blog/archives/2007/05/19/how-to-clean-or-remove-virusspywaretrojan-when-you-cant-boot-in-windows/
encontrei uma ferramenta, para recuperar sistemas Windows via DOS em que o velho NC foi ressuscitado, com mais umas coisinhas à mistura.