Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Cursos Profissionais

O Ministério da Educação resolveu operar uma pequena revolução nos cursos tecnológicos. ou melhor, resolveu olhar para as estatísticas e observar que no final do ciclo de 3 anos que dura o actual secundário, uma grande percentagem de alunos, tem disciplinas atrasadas, tanto nos cursos Científico-Humanísticos como nos C. Tecnológicos.
Ora a grande aposta por esse país fora de norte a sul, é efectivamente transformar os Cursos Tecnológicos em Cursos Profissionais, tentando de certa forma reduzir de certa forma uma espécie de insucesso, mas por outro dando as competências profissionais a uma larga centena ou milhar de alunos.
Este ano, em vez de existir a oferta do Curso Tecnológico de Informática, resolveu-se apostar em duas áreas distintas, uma de software e outra de hardware. Porém, uma questão que todos nós deveríamos colocar é, onde páram as empresas para receber tantos alunos dos cursos profissionais?

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou aluno do C. Tecnológico de Informática (11º ano - 2º ano do curso). Frequento o último ano lectivo com este curso.
Posso dizer que esta é uma medida puro e simplesmente política e económica - política para, como diz o post, na medida em que quer falsearos resultados de sucesso e económica na medida em que o Estado passará a gastar menos dinheiro - não são precisos tantos professores, por exemplo - e porque a grande maioria dos cursos são leccionados em escolas semi-privadas, geridas por verbas da CEE...
Em relação aos estágios, posso dizer que, pelo menos para os C. Tecnológicos, o Estado não ajuda em nada na orientação dos estágios... Posso dizer-vos que todos os estágios deste ano do C. Tecnológico de Informática foram adquiridos por via de conhecimentos e «cunhas» do nosso grupo de professores de informática. vergonhoso!

Resumindo, o Estado está a fazer exactamente o contrário do prometido, ou seja, está a querer falsear as estatísticas tornando a educação menos exigente e, ao mesmo tempo, diminuir a taxa de pessoas com cursos superiores, contribuindo para uma maior degradação do país...
Enfim, Portugal!

Parabéns pelo blog.
Cumps. JMP

jotacapa disse...

Olha JMP, cá por baixo no Reino dos Algarves a história é um pouquinho diferente, principalmente na zona do Sotavento Algarvio.

Anônimo disse...

Já agora, tinha curiosidade em saber o que se passa com os C. Tecnologicos no resto do país... pelo menos para comparar com a realidade em que vivo diariamente. Como é o curso aí pelo "Reino dos Algarves"?