Páginas

Follow by Email

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Gestão de Carreiras ou o seu início

Esta semana, não tenho feito mais nada senão andar de escola em escola, a mostrar qual vai ser a nossa oferta formativa. Se bem que muitos alunos, já tenham os seus percursos mais ou menos definidos, há outros, que devido às mais diversas circunstâncias o 9º ano, é quase uma barreira intransponível. Ou porque faltam, ou porque as matérias não lhes dizem nada. Mas se agora faço orientação, anteriormente dei aulas, e antes disso fui aluno, há uma coisa e umas coisinhas que eu sei. Os professores fazem os alunos!

Um professor, que perante colegas que vão apresentar o futuro dos seus alunos, durante 30 minutos que se está a expor as diversas hipóteses que os alunos podem ter, dedica esse tempo a ler uma revista de automóveis, então provavelmente deveria mudar de profissão. Isto porque se está borrifando para os seus alunos, e pelos vistos só está nessa escola, para ganhar uns euros ao fim do mês.

Quando os professores de uma secundária vão apresentar os cursos e as diversas opções que os alunos podem ter, não estamos a angariar nada, queremos à partida é que o aluno decida em consciência aquilo que vai fazer, não vá suceder como já me acontecer, um aluno estar a fazer um curso, mas no seu intimo querer ir para uma coisa diferente.
Postar um comentário