Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Gestão de Carreiras ou o seu início

Esta semana, não tenho feito mais nada senão andar de escola em escola, a mostrar qual vai ser a nossa oferta formativa. Se bem que muitos alunos, já tenham os seus percursos mais ou menos definidos, há outros, que devido às mais diversas circunstâncias o 9º ano, é quase uma barreira intransponível. Ou porque faltam, ou porque as matérias não lhes dizem nada. Mas se agora faço orientação, anteriormente dei aulas, e antes disso fui aluno, há uma coisa e umas coisinhas que eu sei. Os professores fazem os alunos!

Um professor, que perante colegas que vão apresentar o futuro dos seus alunos, durante 30 minutos que se está a expor as diversas hipóteses que os alunos podem ter, dedica esse tempo a ler uma revista de automóveis, então provavelmente deveria mudar de profissão. Isto porque se está borrifando para os seus alunos, e pelos vistos só está nessa escola, para ganhar uns euros ao fim do mês.

Quando os professores de uma secundária vão apresentar os cursos e as diversas opções que os alunos podem ter, não estamos a angariar nada, queremos à partida é que o aluno decida em consciência aquilo que vai fazer, não vá suceder como já me acontecer, um aluno estar a fazer um curso, mas no seu intimo querer ir para uma coisa diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Exmo Sr. Parabéns pelo blog, descontraído mas simpático :-)

Neste post gostei particularmente da expressão "Os professores fazem os alunos."

Isto é uma grande responsabilidade e exige aos professores uma grande entrega. Admiro bastante os professores que conseguem, e procuro seguir, dentro das minhas possibilidades.

Acrescentava ainda uma citação de António Lobo Antunes que diz "Todo o processo educativo é um acto de sedução".

Encontro-me a realizar o mestrado em Informática Educacional na Universidade Portucalense, Porto, e no âmbito da disciplina Teoria da Aprendizagem e Modelos, e pretendo realizar um pequeno trabalho sobre este assunto que será apresentado na aula e colocado à discussão para os colegas e professor.


Venho, assim,por este meio perguntar se o Sr. estaria disponível para fazer um breve comentário à expressão do seu blog e/ou à expressão do Lobo Antunes.

Desde já agradeço qualquer colaboração e entendo se não houver disponibilidade por parte do senhor para realizar o comentário.

O comentário seria apresentado na aula com a devida referência.

Também interessante é esta colaboração via email ou blog, que permite interacção entre pessoas de diferentes àreas geográficas, científicas, estudantes, encarregados de educação, toda a comunidade escolar e meio envolvente. Será este um meio de comunicação a promover?
Para já parece-me bastante interessante e ainda com desenvolvimentos imprevisíveis.

Com os meus melhores cumprimentos,
Elisabete Pires
melfp2004@gmail.com