Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Psicologia On Line II

A consulta psicológica é uma actividade directa e para a realizar é imprescindível o contacto directo, o olhar face a face, os tregeitos. Só numa situação vis-à-vis é que posso observar tudo isso. A questão que coloco é simples, eu posso tirar uma dúvida sobre orientação vocacional aos alunos que foram passando pelo gabinete de orientação, mas não posso perceber via teclado, o que ele sente, o que ele pensa e muito mais importante, como é que ele se sente ao falar das suas ilusões e desilusões durante o seu percurso escolar.

O tornar impessoal a consulta on line tira toda esta faceta humana que e imprescindível muitas vezes para um diagnóstico correcto. As consultas psicológicas não se fazem em 10 ou 15 minutos, leva normalente 1 hora ou mais, e todas as consultas seguintes demoram tanto tempo como a primeira, sensivelmente 1 hora. Isto para não falar que se o doente descompensar durane a sessão, vamos ter que perder tempo, e compensá-lo devidamente, para não sair furibundo do consultório.

Não basta dizer que tem que recomeçar a vida nos casos de divórcio, temos que dar à pessoa as alternativas que estão à sua disposição e que ela não as reconheceu nem as sabe utilizar.

Nenhum comentário: