Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Vivos 20%

Não, não vou fazer propaganda ao livro de John Wyndhan, publicado em 1951, com o título no original de «The Kraken Wakes». Mas, gostaria de deixar uma reflexão. O livro retrata uma época de pós-cheias, e que após essas ditas cheias, o Reino Unido praticamente desapareceu como país organizado que é, transformando-se num país em que quem imperava a lei do mais forte, e daquele que tivesse as melhor armas.

Claro que o herói da história, no final acaba mesmo por morrer na Ponte de Londres, só que nessa altura pouca diferença faria na história, já que tinha conseguido chegar a Londres.

Ao olhar para as inundações que tem acontecido por todo o Reino Unido, é consequência da meteorologia, mas não só. Fala-se da poluição, fala-se do degelo, fala-se de muita coisa, mas até parece que os cientistas não sabem da variação polar. é que esta pode variar por um, dois ou três graus, mas que tem no resto do mundo uma influência imensa. Esta variação http://www.iag.usp.br/siae98/fenomastro/movimento.htm, «...uma circunferência de raio aproximadamente de 10 m centrada num ponto que chamaremos de pólo médio.»

A poluição e o efeito de estufa, podem realmente acelerar estas as situações catastróficas que certos países parecem viver, no entanto há cerca de 60 anos atrás o Reino Unido passou por idêntico fenómeno, provavelmente se houvessem registos meteorológicos anteriores, iriam descobrir que já tinham existido cheias idênticas.

Porém, no Reino Unido nos últimos dois anos tem sido notícia devido a fenómenos constantes de cheias, rios que transbordam. Na Suíça ainda no início do ano os rios resolveram transbordar, por cá este ano várias cidades ficaram inundadas. Reparando-se que as linhas de água e de escoamento existem, mas que muitas vezes estão atafulhadas com cimento armado. Claro que a força da água arrasta tudo o que está à sua frente, pois que se não tem a linha de água antiga, a massa de água vai construir ela própria uma, vai mesmo arranjar uma saída.

Nenhum comentário: