Páginas

domingo, 8 de julho de 2007

Sono REM - Rapid Eyes Mouvement

O Sono tem características próprias, não vou estar a descrever as características pois que se pode consultar na Wiki, ou em qualquer livro especializado, mas convém deixar uma referência básica.

O sono é composto por períodos de cerca de 45 minutos de sono lento (profundo), e cerca de 15 minutos de sono REM (Rapid Eyes Mouvement). Ora é neste período que todos nós sonhamos, mesmo que ao acordar não nos lembremos deles. A este período é designado pela psicologia, psicanálise, medicina e afins como o «trabalho do sono ou do sonho», já que se trata um período em que todas as nossas memórias se organizam.

Há muito tempo que se sabe que os barbitúricos e hipnóticos cortam este período do sono, têm esse condão,deixando de existir sonhos, deixa também de existir sono REM.

Regular o sono é uma situação por vezes complicada, e talvez seja por isso, que existe tanto consumo de ansiolíticos, barbitúricos, bezodiazepinas, e outras substâncias do género.

Temos que dormir, pois que no outro dia temos que ir trabalhar, temos que estar de cara alegre e bem dispostos e para isso é necessário uma noite de sono. E eis que chegamos ao ponto crítico da nossa história biológica. O nosso ritmo circadiano não coincide com as nossas 24 horas, digamos que terá mais meia hora. Ora façamos as contas, se me adormeço às 23 hoje, amanhã já só conseguirei adormecer às 23:30 e no dia seguinte às 24:00. Se, se pensar um pouco, só este pensamento nos pode tirar o sono.

Vejam lá, não fiquem com insónias depois de ler este post!

Nenhum comentário: