Páginas

domingo, 22 de julho de 2007

Ubuntu Gutsy – balanço da semana

Levei a semana toda a pensar, faço o upgrade para o Gutsy ou espero mais um pouco. É das tais coisas tenho já cerca de 20,5 gigas de material que está aqui, e que estar a passar para DVD's já vai ter que ser com cautela. Aliás esta instalação deste Ubuntu que funciona no PC caseiro já cá está há cerca de dois meses, sim este aguentou as minhas trafulhices durante cerca de 60 dias. Ubuntu 7,04, Kubuntu -> Edubuntu (porque gosto mais dos ícones, acho-os giros, será por eu andar ainda na escola?), bem mas adianta, como precisava de programas que tratassem o som, resolvi instalar aquilo que era possível instalar do Ubuntu Studio.
Mas entretanto, pensei, e se fizesse o upgrade para o Gutsy, bem da última vez, que o tentei tive que fazer o downgrade, pois que a maior parte das coisas não funcionavam como deve ser.
Mudança nas sources-list de feisty para gutsy e depois um apt-get update, um apt-get upgrade e foi vê-lo começar a instalar-se, sem dar erros. Ou melhor deu um erro num programa durante a instalação. Mas actualizou direitinho e sem defeitos, para além desse programinha, que tinha sido instalado à mão, e é daqueles que experimento, e como não é dos programas que esteja constantemente a utilizar, resolvi desinstalá-lo completamente, removendo-o do sistema.
A única falha do Gutsy, ou melhor, não deve ser do Gutsy de certeza, eu tinha acesso ao disco C:\ do windows, onde ia buscar algumas coisitas, como músicas, filmes e algum material que está, mas com o Gutsy é preciso ter paciência, e é uma coisa que tenho aprendido, paciência para lidar com as novas versões. O fuse dá-me erro no acesso ao disco C:\, mas hoje vou estar de folga de tentar pesquisar e de tentar montar o disco do Windows. Existe um problemazinho no «fstab», mas no linux a paciência e a pesquisa fazem milagres.

Vamos esperar pela semana que vem para ver o que se passa com o fuse no Gutsy, provavelmente vou ter que o remover (fazer um purge ao fuse) e torná-lo a instalar, mas para já, e principalmente hoje, não lhe vou tocar, pois que até pode ser que o Ubuntu amanhã ou depois faça uma actualização do Gutsy e que este problema, que é o único que encontrei, fique resolvido.

Nota: Tudo funciona, até o Evolution Mail funciona, hip, hip hurra!!!!

Nenhum comentário: